Parque Gabriel Chucre Carapicuíba

O Parque Gabriel Chucre Carapicuíba tem atualmente cerca de 380.000 habitantes. O Gabriel Chucre tem cerca de 135.000 m² de área no total, tendo sido visitado num sábado de forte Sol.

Foi inaugurado em 11 de novembro de 2012, tendo o governo do estado investido R$17,3 milhões no local, visando atender 52.000 usuários da região.

Parque Gabriel Chucre Carapicuíba

Parque Gabriel Chucre Carapicuíba História

O Parque da Lagoa, hoje Gabriel Chucre, foi construído com verba do Governo do Estado de São Paulo (R$17,3 Milhões), por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em cumprimento ao débito de compensação ambiental para com a cidade de Carapicuíba. A construção do parque fez parte de um arrojado processo de recuperação ambiental, iniciado em 2002, pelo governo do estado, como contrapartida às obras de ampliação da calha do rio Tietê: o bota-fora do material então retirado poderia ser remanejado para a antiga cava de mineração denominada Lagoa de Carapicuíba e o DAEE, responsável pelos serviços, desenvolveria um projeto de saneamento ambiental para aquele espaço. Mas foi a partir de 2009 que as obras tiveram início efetivo, graças aos entendimentos entre Governo do Estado e Prefeitura.

O parque Gabriel Chucre está absolutamente vinculado ao Rio Tietê. O contorno da cava – lagoa de Carapicuíba, era originalmente um enorme buraco alvo da extração de areia para construção civil. O rio Tietê ao ser retificado em 1972, inundou a área da cava se transformando na lagoa de Carapicuíba. Parte dessa área é hoje o Parque Gabriel Chucre, que foi criado por exigências ambientais. A fonte Circuito Tietê projetada pela arquiteta Ciça Gorsky como opção de lazer com água tratada, já que a lagoa não apresenta condições de uso devido a poluição. O circuito representa parte do caminho de rio Tietê percorre no estado de São Paulo e nos remete a sua importância, grandeza e necessidade de proteção e conservação das águas. O Parque Gabriel Chucre é regional e beneficia outros municípios, como Barueri, Jandira, Itapevi e Osasco.

O parque foi batizado em homenagem a Gabriel Chucre (pai do ex-prefeito Fuad Chucre), imigrante sírio-libanês que conquistou a estima por muitos brasileiros, pelos atos, exemplos e influência no estado de São Paulo.

Parque Gabriel Chucre Carapicuíba Estrutura

Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia e três estações de ginástica.  Além de equipamentos de lazer, dispõe de nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência.

Há, também, a Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, apontada e direcionada para a nascente do rio Tietê; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus-tratos por ele sofridos.

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e as quadras. Tendo em vista a implantação do parque há pouco mais de um ano, a vegetação é ainda bem escassa, pois as árvores implantadas ainda estão crescendo. Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local. Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Vagas Parque Gabriel Chucre Carapicuíba – Trabalhe Conosco

O Parque Gabriel Chucre Carapicuíba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba

  • Diariamente das 06h às 18h

Onde fica, Endereço e Telefone Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba

  • Av. Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia – Carapicuíba – SP
  • Telefone: (11) 4185-8310

Outras informações e site

Mapa de localização

Deixe seu comentário